
Nos dias 26 e 27 acontecerá no Lagoa Iate Clube a primeira etapa do Ranking Catarinense de Windsurf 2010.
Escrito 01/06/2010
A segunda etapa do circuito Brasileiro de FE foi realizada no Iate Clube do Espírito Santo.
Cheguei lá na quinta feira dois dias antes de começar o evento. Como nas outras etapas tenho sempre viajado com Rafa Cunha e juntos formamos uma equipe informal onde um ajuda o outro o que facilita e muito as viagens com os equipamentos e custos. Além disso, um grande amigo onde um acaba sendo técnico do outro fato muito importante para um bom desempenho.
Velejamos quinta feira com ventos mais fracos que não é normal para Vitória. Vindo do quadrante Nordeste e muito rajado o velejo foi no final de tarde mais para colocar tudo em ordem com o equipamento. Particularmente não gosto de treinar forte no primeiro dia em que chego. Gosto de fazer tudo com calma, falar com os amigos se familiarizar com o local.
Na sexta feira sim foi um excelente dia para treinar forte. O vento apertou por volta do meio dia e fizemos duas quedas. Na primeira queda, com ventos na casa dos 18 nós e muita onda complicado no início achar a regulagem do equipo e as quedas foram muitas pois literalmente estávamos com Wind e muito surf exigindo bastante da força nas pernas. O grupo se formou com uns 10 velejadores e os treinos foram muito bons. Consegui andar muito bem perante todos do grupo e fiquei muito satisfeito com meu desempenho no contra vento e principalmente no popa que além de andar bem o surf estava alucinante e a velocidade era muito grande qualquer descuido era uma bela catapulta. O segundo molho eu resolvi testar equipamentos que eu nunca tinha usado vela 10 e quilha 68 cm. Realmente um dos melhores e mais confortável velejo que já dei em relação à condição que estava o mar e o vento. Muito fácil e rápido no contra vento, porém com menos ângulo de orça e o mesmo no Popa. Para mim a viajem já estava válida, mas ainda tínhamos o campeonato.
Sábado não ventou e foi aquele marasmo no clube, bom para colocar a conversa em dia. Fizemos no final de tarde as regatas de remada com as SUP e para minha felicidade fiz o menor tempo e ganhei a prova. Domingo ultimo dia foram feitas 3 regatas sendo a ultima cancelada, o vento não estava tecnicamente falando na intensidade mínima de 7 nós mas fizemos as regatas, sendo um dos mais pesados ou o mais pesado meu desempenho foi razoável, consegui ficar em sétimo no geral e terceiro na Máster. O importante é que subi da 12 colocação para a 7 colocação no ranking Brasileiro foi satisfatório porem se tivesse ventado mais forte acho que poderia ter um melhor desempenho.
Foi muito bom para meu objetivo que é aprimorar o velejo em ventos fortes visando o mundial em Araruama em outubro que é uma época de ventos muito forte.
Agora é treinar e perder pesso ahahahhh...........