


Local: Paracas – Peru
Data: 27 á 30 de agosto
O campeonato foi realizado na baia de Paracas local de águas calmas e sem ondas. O vento nos 3 primeiros dias só comparecia quando o deserto esfriava e dava a diferença de temperatura entre água e terra. Assim corremos 3 regatas em 3 dias. Com ventos na casa dos 10 aos 12nós, corremos regatas muito disputadas entre o pelotão da frente (os 10 primeiros). Porem o vento muito rondado características já esperada devido à formação de ventos com a diferença de temperaturas elevou e dificultou ainda mais as disputas. No ultimo dia o vento compareceu já no período da manhã o que possibilitou fazer 4 regatas com intervalo entre a segunda e terceira regata. O campeonato foi finalizado com 7 regatas e 2 descartes.
Meu objetivo foi alcançado mantive uma boa média durante todo o evento e a conquista do campeonato Sul Americano Máster encima dos dois adversários que tinha perdido ano passado foi muito importante como também ficando entre os 10 melhores da América do Sul, com a sétima colocação. Este resultado me deixou muito confiante, pois além de ser muito elogiado durante todo o campeonato pelo meu desempenho já que era o mais pesado com 98kg em condições de ventos médios para fracos. Esta condição de ventos fez com que eu fosse exigido ainda mais na minha parte tática, pois fui obrigado a colocar em prática principalmente no ultimo dia toda a minha experiência de competições anteriores dentro dos meus 33 anos como velejador, pois entramos na água com o campeonato indefinido e na ultima regata sai com a vitória vencendo pela diferença de apenas um ponto do também Brasileiro Marcello Morrone begin_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting que era o atual campeão do evento e que se mostrou muito forte competidor. Mostrando que o Brasil tem grandes chances no mundial de outubro.
Agradeço a oportunidade aos meus patrocinadores e apoiadores, (FUNDESPORT, Camboriu Wind, Star Wind, Severne Sails, Pranchas Starboard e MAC) e ao amigo e companheiro de viagem e de treinos Rafael Cunha que foi o melhor Brasileiro classificado na quinta colocação mostrando que nossos planejamentos e treinamentos estão no caminho certo em busca dos nossos objetivos. Ao grande amigo de várias disputas Morrone que como adversário é um grande técnico e chefe de equipe e ao paulista Fernando Boccareli com seu espírito competitivo e técnico contagiou toda a equipe Brasileira na busca da vitória.